Política e Transparência

Cidades da fronteira com SP devem redobrar cuidados na pandemia, diz MPMS

O MPMS enviou notas de esclarecimento para Três Lagoas e Paranaíba

Com o avanço do coronavírus em Mato Grosso do Sul, cidades do Estado que fazem fronteira com São Paulo devem redobrar os cuidados. Em nota de esclarecimento, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) pediu reforço do enfrentamento do coronavírus em Paranaíba e Três Lagoas.

No texto, o MPMS afirmou que o cenário em Três Lagoas é estável devido às medidas adotadas por todos os setores da população. Entretanto, reforçou que “se neste momento as medidas de prevenção forem relaxadas, fato este que pode elevar o número de casos e obrigar o Poder Público a adotar medidas mais drásticas, que podem prejudicar muitas empresas e pessoas”.

Já em Paranaíba, o Ministério explicou que os casos de coronavírus estão sendo agravados e a estabilidade ainda não foi atingida. Ainda que o município tenha adotado medidas de enfrentamento, o MPMS destaca que há “crescimento exponencial do número de casos de contaminação” de coronavírus.

 

Aos dois municípios, o órgão lembrou que embora o número de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) tenham sido aumentadas, ainda existe escassez de remédios em todo o país. Assim, o MPMS ressalta que há falta de “medicamentos sedativos e anestésicos para entubação de pacientes mais graves”.

Por fim, o Ministério afirma que nenhuma das cidades possui programa de testagem da população em geral. Esta medida de enfrentamento serviria para “isolar imediatamente os contaminados, especialmente os assintomáticos”.