Mato Grosso do Sul

FRENTE FRIA TRARÁ MUDANÇAS NO TEMPO NO MS

Previsão detalhada elaborada pelo CEMTEC conforme informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos





Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Quarta (24/06): Massa de ar seco predomina sobre Mato Grosso do Sul. A previsão é de céu claro a parcialmente claro com névoa seca em todo Mato Grosso do Sul. A umidade relativa do ar ficará baixa à tarde em estado de atenção e possui variação estimada entre 30 % a 90 %. Temperaturas em Mato Grosso do Sul poderão variar entre de 12 °C a 34 °C.

 

Quinta (25/06): Frente fria chega em Mato Grosso do Sul. A previsão é de céu parcialmente nublado a nublado com possibilidade para pancadas de chuva isoladas nas regiões central, pantaneira sudoeste e sul de Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas, a previsão é de céu parcialmente nublado. A umidade relativa do ar ficará baixa à tarde em estado de atenção e possui variação estimada entre 30 % a 85 %. Temperaturas em Mato Grosso do Sul poderão variar entre de 16 °C a 35 °C.

 

Sexta (26/06): Tempo instável em Mato Grosso do Sul. A previsão é de céu nublado a encoberto com pancadas de chuva em grande parte do Mato Grosso do Sul. As demais áreas do Estado, a previsão é de céu parcialmente nublado a nublado. A umidade relativa do ar ficará baixa à tarde em estado de atenção e possui variação estimada entre 30 % a 95 %. Temperaturas em Mato Grosso do Sul poderão variar entre de 11 °C a 33 °C.

 

Obs.: Até a quarta-feira (24/06), o tempo estará mais seco em grande parte da faixa central do Brasil, devido à atuação do anticiclone na camada média da atmosfera. Este sistema é típico desta época do ano e favorece condições de tempo mais seco, relativamente mais quente na parte da tarde e mais frio durante noite/madrugada, por causa da perda radiativa noturna. Na terça-feira (23/06) o avanço de um cavado mais amplificado favorecerá a formação de uma nova frente fria, que avançará pelo centro-sul do país na quarta e na quinta-feira (25), quando o tempo mudará com aumento de nuvens, chuva e queda das temperaturas. Além da queda das temperaturas, a frente fria avançará para o RS gerando acumulados expressivos de chuva que atingirão SC, PR e MS no decorrer do dia.

 

Tendência de precipitação estimada entre os dias 23 de junho a 09 de julho de 2020 com informações do NCEP/NOAA (em anexo o mapa) dividido em dois períodos 

 

Primeiro período: 23 de junho a 01 de julho de 2020 – Até o dia 24 de junho (quarta-feira) não há expectativa de chuva em Mato Grosso do Sul. devido ao predomínio da massa de ar quente e seca. Assim, espera-se que a umidade relativa do ar fique abaixo de 30% considerado estado de atenção segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Assim, a orientação é ingerir muito líquido, redobrar atenção com idosos e crianças, procurar umidificar ambientes e evitar aglomerações. Entre os dias 25 a 30 de junho, às instabilidades retornarão a atuar em Mato Grosso do Sul trazendo alta probabilidade de chuva em todas as regiões, com maior acumulado de chuva localizado na parte centro-sul do Estado em até 70 milímetros acuulados no período. Nessas condições, faz- se necessário atenção às possíveis condições adversas no tempo que podem ocorrer, como chuvas intensas, ventos fortes, raios e queda de granizo. Como os volumes estimados estão altos para o período decorrente aos sistemas atmosféricos transientes, atenção a possíveis pontos alagamentos, enxurradas temporárias e transtornos à população que possam eventualmente ocorrer nos municípios. Atuação de ar frio também é esperado neste período de 26 a 28 de junho provocando queda de temperatura em Mato Grosso do Sul. Essa condição descrita caracteriza-se pela primeira frente fria do inverno/2020 no Estado.  Ressalta-se que é necessário o acompanhamento de atualizações futuras para confirmação da tendência.

 

Segundo período: 01 a 09 de julho de 2020 – Conforme o modelo de previsão numérica GFS/NOAA, as chuvas continuam a atuar em menor intensidade no Mato Grosso do Sul. A chuva é esperada entre os dias 02 a 06 de julho ocorrendo em todas as regiões de Mato Grosso do Sul com acumulado em até 40 milímetros, concentrados em municípios das região do bolsão. O grande destaque desse período é a queda acentuada nas temperaturas estimada entre os dias 30 de junho a 08 de julho de 2020. Ressalta-se que é necessário o acompanhamento de atualizações futuras para confirmação da tendência.   

 

CEMTEC-MS/Semagro
Facebook: www.facebook.com/CemtecMS/ 
Telefone: (67) 3318 5079
Horário de atendimento: 07:30 - 17:30