Artigo

Dia 23 de junho é comemorado Dia Internacional da Mulher Engenheira

Campanha do Crea-MS traz primeira mulher nas eleições à presidência





Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O Dia Internacional da Mulher Engenheira é comemorado no dia 23 de junho e a data foi criada pela Women’s Engineering Society (WES) do Reino Unido.  A data tem como objetivo fortalecer o espaço que as engenheiras vêm ganhando na profissão, antes majoritariamente ocupada por homens. Prova disso é que, pela primeira vez na história do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de MS (Crea-MS), uma mulher está concorrendo ao cargo. “Minhas propostas não são baseadas pelas lutas das mulheres nas engenharias, minhas propostas são para beneficiar os profissionais. Mas a data é representativa para todas as profissionais”, comentou a candidata à presidência, que é engenheira agrimensora, Vânia Mello. 

 

Desde a sua criação, em 1979, nenhuma mulher se candidatou ou foi presidente do Crea-MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de MS). Mesmo hoje, em 2020, dos sete membros da diretoria da entidade, apenas uma é do sexo feminino. Pela primeira vez, uma mulher resolveu concorrer ao cargo. Vânia Mello é engenheira agrimensora e trabalha na Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) desde 1992, foi professora, presidente da entidade que representa sua engenharia e também compôs a diretoria do Crea-MS. Está acostumada aos desafios e quer romper esse paradigma.

 

Apesar da data, ela quer ganhar pelas propostas que está apresentando e pelo trabalho que fez à frente da Mútua. Seu diferencial está em mostrar a relevância dos profissionais das engenharias por meio do Crea. “Quero dar visibilidade e manter a transparência sobre as ações do Conselho. O investimento em comunicação é essencial para mostrar a importância do profissional de engenharia para a sociedade”, comentou. Ela quer, ainda, fortalecer a participação dos jovens profissionais no Sistema Confea/Crea/Mútua, intensificar as ações educativas de fiscalização, transformar a Inspetoria de Dourados em Subsede e outras ações e projetos que visam o fortalecimento da classe e do Crea-MS. Além de Vânia Mello, outros três se inscreveram para as eleições. Para conhecer as propostas, pode acessar o instagram @vania.amello.

 

ELEIÇÕES DO CREA-MS

As eleições do CREA estão agendadas para o dia 15 de julho. Engenheiros, agrônomos e profissionais da Geociências poderão ir às urnas se estiverem quites com a anuidade vencida em 2019.

 

MÚTUA

A candidata, diretora geral (licenciada) da Mútua, que é a Caixa de Assistência Social do Crea, atendeu a principal demanda dos associados em seu mandato: o plano de saúde, que foi contratado naquele período. Vânia também fez com que o número de adesão de pessoas à Mútua aumentasse. Ela está apoiando Valter Almeida para substituí-la. “Nesse momento, estou em licença da diretoria, mas Valter tem propostas que consolidam as decisões que tomei frente à  Mútua”, aponta.

 

Valter quer implantar um software para gerir o plano de saúde implantado por Vânia. Ele também tem suas propostas focadas na comunicação e nas parcerias com entidades de classe e instituições de ensino. Campanha e orientação para negociação de débitos estão entre os propostas de Valter, junto à conclusão de revitalização da sede. Processos digitais, revisão geral dos benefícios, entre outras proposições, estão na propostas.

 

SOBRE VÂNIA MELLO - AVANTE CREA

Vânia Mello é candidata à presidência do Crea-MS na chapa “Avante Crea”, com o número 34. Ela é engenheira agrimensora, especialista em Geociências e Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. Está na Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) desde 1992, atuando como engenheira, foi também professora universitária. No Crea, foi diretora Administrativa e conselheira por quatro mandatos. Foi presidente da Asmea (Associação de Engenheiros Agrimensores de Mato Grosso do Sul), entidade que representa os engenheiros agrimensores e do IEMS (Instituto de Engenharia de Mato Grosso do Sul). Como profissional possui vários trabalhos técnicos publicados, inclusive internacionalmente.



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

GRUPO SATO