Esportes

Live debaterá retorno dos eventos esportivos ao ar livre pós-pandemia

Além disso, os regulamentos e protocolos de biossegurança necessários para a organização de eventos serão evidenciados no bate-papo



Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


A Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) realizará, nesta quarta-feira (22.06), às 9 horas, a live “Pandemia de coronavírus e o retorno de eventos esportivos ao ar livre”, com transmissão ao vivo pela plataforma YouTube.

O encontro virtual terá mediação do diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda e do gerente da Unidade de Esporte de Participação e Lazer (Uepla), Rodrigo Barbosa de Miranda. O eixo temático será a possibilidade de retomada de atividades esportivas individuais e competições ao ar livre em Mato Grosso do Sul após a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O debate também trará como enfoque modelos organizacionais de corrida de rua, baseando-se nas medidas adotadas na Corrida Digital, primeira prova realizada no país, pelo Governo do Estado, de 1º a 7 de junho, durante o período de disseminação viral e com formato inédito no mundo. Além disso, os regulamentos e protocolos de biossegurança necessários para a organização de eventos serão evidenciados no bate-papo.

A live terá sete convidados, com participação dividida em blocos. O primeiro receberá o jornalista sul-mato-grossense Israel Espíndola, do canal Correndo Juntos; Andrei Spinassé, do site Esportividade (SP) e Silvio Boia, do canal Programa Kilometragem (RJ), que se dedicam à cobertura especializada de corridas de rua e eventos esportivos radicais. A conversa no segundo bloco será com o organizador de eventos Carlos Porto, o treinador de corrida de rua Ronaldo Borges e o casal de atletas Marilis e Paulo Roberto Donato.

“Preparamos essa live para discutirmos a importância da retomada gradual e segura dos eventos esportivos, levando informações à comunidade esportiva sul-mato-grossense. Mato Grosso do Sul mostrou que é possível realizar eventos neste período e gostaríamos também de trocar experiências com profissionais do esporte de outros estados, entender como está o panorama do ‘novo normal’ nestes locais”, afirma o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

Atualmente, Mato Grosso do Sul é o Estado com menor número de casos confirmados e óbitos por Covid-19. Segundo o gerente da Uepla/Fundesporte, Rodrigo Barbosa de Miranda, é essencial manter a rigorosidade de protocolos de biossegurança para se pensar em um retorno gradativo das atividades sem correr riscos. “Mato Grosso do Sul ainda é considerado um Estado com baixo risco de contaminação e é possível organizar provas ao ar livre com segurança e fomentar esta retomada, já mostramos isso. As estratégias sanitárias devem abranger todos os envolvidos, desde os atletas até a equipe prestadora de serviços e membros de estafe”.

A transmissão ao vivo terá início às 9 horas (horário de MS), no canal oficial da Fundesporte no YouTube (clique aqui).