Política e Transparência

Deputado diz não existir leitos para pacientes com coronavírus no Hospital da Vida

Relatório divulgado pela SES afirma que Dourados tem 48 leitos públicos, mas Barbosinha disse ter checado e hospital não tem os 20 leitos anunciados



Barbosinha (DEM) apresentou requerimento pedindo explicações sobre falta de leitos em Dourados. (Divulgação)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O deputado estadual Barbosinha (DEM) fez uma denúncia durante sessão realizada nesta quarta-feira (17) de que os 20 leitos públicos destinados a pacientes com coronavírus no Hospital da Vida em Dourados, epicentro da doença no Estado, não existem.

Segundo o parlamentar, no último fim de semana, ele recebeu a informação que o município tinha apenas 17 leitos e todos estavam ocupados. “Dourados se caracteriza como epicentro da pandemia. As informações são de que o município tem disponibilizados 48 leitos, sendo 20 no Hospital da Vida, mas eles não existem”.

Barbosinha afirmou que o quadro em Dourados é extremamente preocupante. “Se não houver uma ação imediata, precisa ter sintonia entre a SES e a secretaria municipal de Saúde para encontrar alternativas para Dourados não ter colapso da doença”.

Contudo, o deputado protocolou requerimento questionando os dados desencontrados. “Com mais 800 mil habitantes, faz-se necessário da tomada urgente para grave denúncia que faço. O Hospital da Vida não tem 20 leitos, não tem nenhum leito de Covid-19”.

Por fim, o democrata afirma que consta os leitos habilitados e com isso, recursos foram repassados para habilitação. “Foram habilitados 48 leitos, 20 leitos no Hospital da Vida não existem. Nenhum leito de UTI foi disponibilizado até o fim da semana passada”.

Segundo os números apresentados pelo parlamentar, na última terça-feira (16), a SES divulgou 28 leitos em Dourados. “Número muito aquém dos 48 habilitados. O relatório da SES da conta da existência de 48 leitos nos hospitais Evangélico, Universitário, Santa Rita e da Vida”.

Relatório do Conselho de Enfermagem
O deputado Renato Câmara (MDB) leu relatório do Conselho Estadual de Enfermagem sobre a questão dos EPIs (Equipamento de Proteção Individual) e no Hospital da Vida faltam luvas de alguns tamanhos para os profissionais de saúde.

De acordo com Câmara, a fiscalização foi feita no último dia 3 de junho. “O Conselho recomenda à Fundação de Saúde de Dourados que comprove os estoques de materiais. Também faltam aventais, entre outros materiais”.