Política e Transparência

Marçal Filho tem mais votos que outros 12 pré-candidatos juntos, revela Sensor

Pesquisa mostra que entre os 13 nomes que podem entrar na disputa pela prefeitura de Dourados, 5 estão com menos de 1%



Foto: Reprodução



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Pesquisa mostra que entre os 13 nomes que podem entrar na disputa pela prefeitura de Dourados, 5 estão com menos de 1%
 
O deputado estadual Marçal Filho (PSDB) tem mais votos na disputa pela Prefeitura de Dourados do que se somados todos os outros 12 pré-candidatos juntos, mostra pesquisa da Sensor feita para o Diário MS. Ele lidera em todos os cenários apresentados pelo instituto aos eleitores entrevistados durante a semana passada.
 
Se a eleição fosse hoje, Marçal Filho seria eleito prefeito de Dourados com 42,20% das intenções de votos. A lista apresentada pelo instituto Sensor tem os nomes de 13 pessoas que, ainda que apenas pela mídia, tenham se apresentado como pré-candidatos por seus partidos políticos, expressando o desejo de disputar a Prefeitura de Dourados na eleição deste ano.
 
Marcada para o dia 4 de outubro, a votação pode ser adiada em função da pandemia do novo coronavírus. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) já anunciou que pretende decidir até o final deste mês se haverá mudança de datas no calendário eleitoral.
 
Na pergunta estimulada, aquela em que é apresentado um disco com os nomes dos possíveis candidatos, 20,22% dos entrevistados disseram que estão ‘indecisos, não sabem ou não responderam’.
 
Em seguida, aparece o deputado estadual José Carlos Barbosa, o Barbosinha (DEM), com 15,61%, seguido do também deputado estadual Renato Câmara (MDB), com 7,24%.
 
A seguir, o presidente da Câmara Municipal, vereador Alan Guedes (Progressistas) aparece com 4% das intenções de voto.
 
Já a prefeita Délia Razuk (PTB) foi citada por 3,75% dos entrevistados.
 
A ex-presidente da Câmara, Daniela Hall (PSD), surge em seguida, com 2,25%.
 
Depois, vem o Professor Ênio (Psol), com 1,25%, seguido por Racib Harb (Republicanos), com 1,12%.
 
MENOS DE 1%
 
Outros cinco nomes da lista não atingiram 1% de intenção de votos cada um.
 
Rodolfo Nogueira (Patriota) tem 0,87%, seguido por Ângelo Ximenes (PSL), com 0,62%. 
 
O atual vice-prefeito Marisvaldo Zeuli (Cidadania) tem 0,50%, depois aparece João Carlos Souza (PT), com 0,25% e, na última posição, Jefferson Bezerra (PMN), com 0,12%.

 Pesquisa tem 95% de índice de confiança
 
O levantamento do instituto Sensor para o Diário MS tem margem de erro de 3.5% para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número MS-02115/2020.

Este é o primeiro trabalho desenvolvido pela “Sensor Pesquisas’ este ano.

As entrevistas foram realizadas nos dias 8, 9, 10 11 e 12 deste mês. Foram ouvidas 800 pessoas, com idade igual e superior a 16 anos, no município de Dourados, incluindo as aldeias da Reserva Indígena e distritos.

A pesquisa foi realizada com respostas espontâneas e também estimulando o entrevistado a responder consultando um disco com os nomes dos possíveis candidatos.