Saúde

Com acúmulo de testes, resultados de covid já não são entregues em 72 horas

Secretário de Saúde anunciou que vai fazer novas compras de máquinas para ampliar testes



Testes de coronavírus no Lacen (Foto: Divulgação - Governo MS)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, revelou que já existe um acúmulo de número de testes no Lacen (Laboratório Central de MS), chegando a 1.234 em andamento, devido a grande procura por pacientes de Dourados e Campo Grande. Por isto não estão conseguindo entregar o resultado em 72 horas. A intenção é comprar novas máquinas para aumentar a produção.

“No começo a demanda (testes) era pequena, por isso entregávamos em 24 ou até 48 horas (resultado), como houve aumento de casos e procura, não estamos conseguindo em 72 horas, já que começou a acumular no Lacen', disse o secretário, durante a live de hoje (16).

 

Ele adiantou que já solicitou novas máquinas para realização de testes ao Ministério da Saúde e que também vai abrir compra de equipamentos. Uma das estratégias ainda é fazer parcerias com instituições, para ampliação de testes.

“Conversamos com a direção da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) para aumentarmos os testes no local, para que seja em dois períodos e no final de semana também', disse Resende, voltando a afirmar que a maior preocupação continua sendo a região da grande da Dourados.

Ele inclusive citou que dos 10 municípios com maior incidência da doença no Estado, seis estão na região de Dourados. “Estamos realizando reuniões todos os dias, inclusive com o governador (Reinaldo Azambuja) e espero que em parceria com as prefeituras possam fazer a contenção deste surto em Dourados, como fizemos em Guia Lopes da Laguna e Brasilândia'.