Geral

Céu de Campo Grande fica cor-de-rosa, mas explicação não é nada romântica

E teve gente que acreditou que poderia ser um bom presságio antes do Dia dos Namorados



Céu de Campo Grande variou entre tons rosa, laranja e até mesmo lilás (Foto: Marcos Ermínio, Midiamax)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O entardecer em Campo Grande nesta quarta-feira (10) deixou os apaixonados na expectativa de bom presságio, às vésperas do Dia dos Namorados, mas a explicação pode não ser nada romântica.

Isso porque o Sol emite luz de todos os comprimentos, sem distinções. Quando essa luz penetra na atmosfera, porém, as moléculas de gás que a compõem (oxigênio, nitrogênio etc.) acham mais fácil refletir a radiação azul, de onda mais curta, do que a vermelha, mais longa.

Mas quando o Sol está se pondo, a luz penetra na atmosfera de lado – e não de cima –, e precisa atravessar mais gás, espalhando mais tons avermelhados. Mas e o rosa?

 

É aqui que entra a poluição. Certas partículas, bem maiores que as moléculas de gás comuns, refletem luz de todos os comprimentos (isto é, geram um brilho esbranquiçado, afinal, o branco é a soma de todas as cores), o que atenua o vermelho para um rosa ou amarelinho em certas situações. 

É por isso que céus poluídos parecem acinzentados durante o dia, em vez de azuis, e os laranjas e vermelhos vibrantes do pôr do sol dão lugar a pálidos rosas e amarelos se há poluição na atmosfera. A explicação é da professora do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP Márcia Akemi Yamasoe, em entrevista à revista Superinteressante.