Brasil

Prefeito de Santa Quitéria do Maranhão morre por Covid-19

Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes





Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O prefeito de Santa Quitéria do Maranhão, Alberto Moreira Rocha (PDT) morreu na manhã deste sábado (6), em São Luís, por complicações causadas pela Covid-19. Ele tinha 45 anos e há três era prefeito do município localizado a 350 km da capital maranhense.

Alberto estava internado desde o inicio da semana no Hospital Macrorregional de Chapadinha, localizado a 245 km de São Luís, mas após complicações no seu quadro de saúde, ele precisou ser transferido para o Hospital Dr. Carlos Macieira, na capital.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) na sexta-feira (6), a cidade de Santa Quitéria havia registrado mais de 240 casos do novo coronavírus.

Por meio de nota, a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), divulgou uma nota de pesar e solidarizou com a família de Alberto Rocha em razão da morte do político.

‘”A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), informa, com imenso pesar, o falecimento do prefeito de Santa Quitéria, Alberto Rocha, ocorrido, na manhã deste sábado (6). Alberto foi mais uma vitima da Covid-19 e, faleceu em meio à luta incansável contra a pandemia em seu primeiro mandato como prefeito. Deixamos nossa solidariedade à família, à população de Santa Quitéria e a todos os prefeitos maranhenses que seguem no combate contra o coronavírus. A Famem seguirá atuando ao lado dos municípios para que menos vidas sejam perdidas”.

Ficar em casa

Ficar em casa é importante porque, segundo as autoridades de saúde, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.