Esportes

Em meio a pandemia do coronavírus, eventos esportivos retomam atividades com cautela

UFC e a Bundesliga retomaram seus calendários, mas tomaram medidas extremas para proteger a saúde dos esportistas



Ilustrativa | Banco de imagens



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


A pandemia do novo coronavírus obrigou a paralisação total de todos os esportes. Campeonatos de futebol, lutas de MMA e outras competições esportivas sofreram com a interrupção de suas temporadas. Com a seriedade da situação, até os Jogos Olímpicos de Tóquio que aconteceriam em 2020 foram adiados para 2021.

Agora, alguns países já estão se recuperando da pandemia e retornando os eventos esportivos. Na Alemanha, a Bundesliga, tradicional campeonato de futebol alemão, está com data marcada para o retorno de suas partidas. No dia 16/05, os times retornarão aos gramados, mas terão que seguir algumas normas para garantir a segurança dos jogadores. Com isso, as partidas iniciais não terão torcedores, a fim de evitar aglomerações.

UFC retornou suas atividades no sábado 9/05, com lutas entre Tony Fergusson e Justin Gaethje; Henry Cejudo e Dominick Cruz; e Francis Ngannou contra Jairzinho Rozenstruik, também cercado de procedimentos de segurança. Além dos lutadores, somente as equipes de treinamento estavam presentes na arena. Torcedores também não puderam comparecer ao evento.

No Brasil

No entanto, os maiores eventos esportivos do Brasil ainda não tem data para retornar. As copas Libertadores da América e Sul-Americana ainda estão em pausa por ordens da Conmebol e o retorno dos jogadores aos gramados deverá ser analisado para garantir a segurança dos futebolistas. O órgão definiu também novas regras que deverão ser seguidas pelos jogadores, a fim de evitar qualquer tipo de contaminação. Objetos de cunho pessoal, como garrafas de água, não poderão mais ser compartilhados e todos os reservas e membros da equipe técnica deverão estar de máscaras.

Além dos novos protocolos de segurança, outras questões poderão impactar o rendimento dos jogadores de futebol ao retornarem aos gramados. O retorno gradual ao calendário esportivo é a melhor forma de garantir que os esportistas e também os torcedores estejam protegidos e evitem a disseminação dessa doença.