Mato Grosso do Sul

Com 5ª maior incidência de coronavírus do Brasil, MS terá lockdown severo em cidades ‘teimosas’

Decisão será tomada nesta semana e pode limitar totalmente circulação em Guia Lopes e vizinhos no sudoeste de Mato Grosso do Sul





Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O secretário da SES (Secretaria de Estado de Saúde) Geraldo Resende anunciou nesta segunda-feira (25) que vai decretar ainda nesta semana um lockdown mais severo na região sudoeste de Mato Grosso do Sul. Guia Lopes da Laguna tem incidência de 1.849 casos por 100 mil habitantes, a 5 ª maior entre os mais de 5 mil municípios de todo o Brasil, sendo necessário que uma medida ‘mais drástica’ seja tomada.

“Tem pacientes com diagnóstico positivo para o novo coronavírus, o Covid-19, viajando pelo interior, desrespeitando o isolamento domiciliar e com isolamento social abaixo dos 50%, o considerado ideal por estudos internacionais de Saúde para frear surtos locais da pandemia”, comentou durante transmissão diária para informar dados do boletim epidemiológico.

“A cidade nos preocupa muito. Precisamos tomar medidas mais duras que o lockdown não só em Guia Lopes, mas em todas as cidades da região sudoeste. Essa é uma decisão que vai ser tomada ainda nesta semana com todos os municípios da região”, disse.

Infectados viajando por MS

Para o secretário, pessoas que testam positivo estarem viajando pelo Estado é o retrato de uma desobediência sanitária sem precedentes. “Muitos não querem aceitar, não querem acatar as medidas tomadas e orientadas pelas autoridades de Saúde”, criticou.

Nesta segunda-feira (25), Guia Lopes tem 183 casos positivos para o novo coronavírus. O município tem cerca de 10 mil habitantes. Campo Grande tem 245 casos, com cerca de 800 mil habitantes. Dourados ultrapassou Três Lagoas em número de casos e tem 152 positivos para Covid-19, contra 121 de Três Lagoas.