Mundo

Empresa dos EUA tem resultado positivo em vacina contra Covid-19

Primeiros testes mostraram que pacientes geraram anticorpos



Empresa norte-americana afirmou que primeiros resultados de vacina são positivos – Foto: EPA



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


A empresa norte-americana Moderna anunciou nesta segunda-feira (18) que os resultados da primeira fase de testes de uma vacina contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2) foram “positivos”.

Segundo comunicado, a mRNA-1273 conseguiu fazer com que oito das primeiras 45 pessoas que receberam a imunização desenvolvessem anticorpos similares àqueles que contraíram a Covid-19 e se curaram da doença – tendo o melhor resultado do teste.

O grupo de voluntários, que tinha entre 18 e 55 anos, foi dividido em três, recebendo dosagens diferentes da vacina: 25 microgramas, 100 microgramas e 250 microgramas. Todos receberam duas doses da imunização.

Os 15 que receberam a dosagem mais baixa apresentaram anticorpos contra a Covid-19, mas nos oito casos de mais sucesso, o vírus foi neutralizado. As 10 cobaias que receberam os 100 microgramas apresentaram anticorpos que “superaram os níveis vistos no soro dos recuperados”.

No entanto, nos demais que receberam a maior dosagem da vacina, três apresentaram efeitos colaterais “severos”, mas que não correm risco de morrer. “Todos os eventos adversos foram transitórios e foram resolvidos por si só”, diz a Moderna em nota, sem especificar quais foram os problemas encontrados.

Ainda conforme a indústria, a vacina “é segura e bem tolerada de maneira geral” por todos os 45 testados, que após serem imunizados, foram colocados em contato com o novo coronavírus.

A “fase dois” de testes da mRNA-1273 já está em andamento, dessa vez com cerca de 600 voluntários, incluindo pessoas com mais de 55 anos.

Os pesquisadores esperam que possam começar a “fase três” dos testes, que podem ser determinantes para a produção em larga escala da vacina, já no mês de julho.