Saúde

Família com duas mortes por coronavírus subestimou a doença, diz secretário

A idosa de 70 anos, 16ª vítima em Mato Grosso do Sul, é a segunda pessoa da mesma família de Brasilândia a perder a vida após complicações causadas pelo vírus Sars-CoV-2.



Geraldo Resende fez alertas durante transmissão do boletim nesta segunda-feira (18) - Crédito: Wender Carbonari/Dourados News/Arquivo



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


A idosa de 70 anos, 16ª vítima em Mato Grosso do Sul, é a segunda pessoa da mesma família de Brasilândia a perder a vida após complicações causadas pelo vírus Sars-CoV-2. 

Hipertensa e diabética, ela estava internada na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) de um hospital de Três Lagoas e faleceu nesta segunda-feira (18/5).

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, após lamentar o registro de mais uma morte no Estado, falou sobre o caso de Brasilândia durante boletim transmitido ao vivo nas redes sociais do Governo do Estado.

“Na mesma família já morreram duas pessoas. São pessoas negacionistas, que negavam a doença. Diziam que era exagero por parte das autoridades sanitárias do município e do Estado”, disse Geraldo.

O secretário proferiu o comentário se referindo a família da vítima, que no início deste mês teria realizado uma confraternização, desrespeitando as medidas de isolamento. Após a festa, 12 pessoas foram infetadas com o coronavírus. Duas morreram. 

Além da idosa, de 73 anos, um homem de 57, parente da mulher, também veio a óbito no dia 13 de maio.   Geraldo Resende usou este caso para chamar a atenção da população para importância de intensificar as medidas de isolamento social. 

Como é possível perceber por meio dos boletins diários sobre a evolução da doença, os números estão crescendo e o vírus se proliferando em cidades como Dourados, por exemplo, novo epicentro do coronavírus no Estado.

 “Esse tipo de reunião, aniversário, festa familiar, tem sido muito benéfica para o vírus. Ele gosta muito. Por isso estamos apresentando quantitativo cada vez maior no Estado”, disse o representante da pasta de Saúde do governo do Estado.

Além da segunda morte por coronavírus ocorrida em Brasilândia, foram registrados óbitos em Campo Grande (5), Três Lagoas (4), Batayporã (2) e as cidades de Paranaíba, Vicentina e Dourados contabilizam uma morte cada. 

Mato Grosso do Sul tem atualmente 613 casos confirmados da doença, conforme dados do boletim da SES (Secretaria de Estado de Saúde) desta segunda-feira (18).