Geral

Em ação civil, DPU-MS pede organização em agências e adoção de medidas de segurança

efensoria entende que pessoas estão correndo risco à saúde devido ao coronavírus



(Foto: Renata Fontoura, Midiamax)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Percebendo a grande aglomeração de pessoas nas agências da Caixa Econômica em Mato Grosso do Sul, muito em função do auxílio emergencial, a DPU-MS (Defensoria Pública da União) solicitou a adoção de medidas de segurança para evitar aglomerações que coloquem a vida das pessoas em risco devido a pandemia do novo coronavírus, o Covid-19.

A ação em questão foi ajuizada na 1° Vara Federal da Subseção Judiciária de Campo Grande e contou com o apoio da DPU-MS (Defensoria Pública do Estado). Uma das exigências impostas é para a disponibilização de funcionários para seja feita a organização da fila de espera em todas as agências do Estado.

A defensora regional dos direitos humanos da DPU-MS, Daniele de Souza Osorio explica que as aglomerações vão na contramão das orientações técnicas da saúde relacionadas a prevenção ao combate da doença.

 

No pedido de melhoria para evitar filas e multidão, a defensoria solicita adoção de medidas como distribuição de fichas, marcações para cumprimento de distanciamento entre as pessoas, fornecimento de itens de higienização como álcool em gel 70% ou água e sabão, além da higienização frequente dos terminais de atendimento.

A ampliação do horário de funcionamento em pelo menos uma hora para abertura das agências e o fechamento das mesmas, criação de espaços de atendimentos em diversos locais das cidades para responder as dúvidas sobre o auxílio emergencial e flexibilidade no atendimento para idosos e demais pessoas consideradas do grupo de risco.