Policial

PF faz operação contra contrabando de cigarro e agrotóxicos em MS

Mandados são cumpridos em Mundo Novo e em outros estados



PF faz operação contra contrabando de cigarro e agrotóxicos em MS



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira a Operação Contaminatus , para desarticular esquema de contrabando de cigarros e agrotóxicos no município sul-mato-grossense de Mundo Novo, Guaíra, Curitiba, Terra Roxa e Umuarama no Paraná, Sinop no Mato Grosso, Novo Progresso no Pará e Paraíso do Tocantins no Tocantins. Os mandados judiciais foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Guaíra.

Cerca de 80 policiais federais participam da ação para cumprir oito mandados de prisão preventiva e 17 de busca e apreensão, além do sequestro e indisponibilidade de bens, propriedades e contas bancárias de diversos investigados.

O objetivo da Operação é desbaratar uma organização criminosa, cujos principais líderes residem na região de Guaíra,  e é especializada em contrabandear e distribuir cigarros e agrotóxicos de origem paraguaia em vários Estados.

Ao longo do período investigativo, foi identificada a existência de empresas fundadas especificamente com o objetivo de expedir Notas Fiscais, para dar ares de legalidade ao transporte dos produtos contrabandeados.

O nome “Contaminatus”, que significa contaminado em latim, faz referência ao uso de agrotóxicos proibidos em lavouras no Brasil e ao modo de operação do grupo criminoso.