Dourados

Primeiro dia de drive thru no interior tem 17 cadastrados para exame

Sistema para coleta de material sem que pessoas saiam do carro foi instalado no quartel do Corpo de Bombeiros em Dourados



Drive thru para coleta de material para exame de coronavírus começou hoje em Dourados (Foto: Franz Mendes)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O primeiro dia de funcionamento do sistema drive thru para coleta de exames do novo coronavírus teve 17 pessoas cadastradas em Dourados, a 233 km de Campo Grande. O serviço foi instalado no quartel do Corpo de Bombeiros na Avenida Presidente Vargas e as pessoas atendidas se cadastraram através do disk coronavírus Dourados, que desde sábado atende pelo telefone (67) 3311-6263.

O serviço de drive-thru coronavírus em Dourados foi ativado pelo secretário estadual de Saúde Geraldo Resende e pelo comandante geral do Corpo de Bombeiros Joilson Alves do Amaral. Amanhã o sistema começa a funcionar em Três Lagoas.

Em Dourados, o sistema foi montado para coletar até 30 amostras por dia, nas segundas, quartas e sextas-feiras. Até hoje de manhã, Dourados tinha 12 casos confirmados de covid-19. Caminhoneiro de 56 anos que morava na cidade morreu no Tocantins, mas o protocolo do Ministério da Saúde determina registro do caso na cidade de origem. Por isso a cidade tem oficialmente a primeira morte pela doença.

A coleta no drive thru é agendada por telefone e confirmada por mensagem de celular, com a data, o horário e o local. Ao chegar no dia do exame, após as confirmações dos dados, é feita a coleta RT PCR, por biologia molecular, dentro do próprio automóvel. A amostra é encaminhada ao Lacen (Laboratório Central) e o resultado sai entre 24 e 48 horas, sendo informado ao paciente também por SMS.

No drive thru do coronavírus em Dourados só podem fazer o exame as pessoas que tenham carro. Quem não possuir veículo e os menores 12 anos de idade estão sendo encaminhados para a Unidade de Atendimento de Síndrome Gripal, no posto de saúde do Jardim Santo André.