Itaporã

Começou em Itaporã a segunda fase da Campanha de Vacinação Contra Gripe, confira os grupos de riscos

Município atingiu metas vacinando idosos e trabalhadores da saúde





Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


A prefeitura de Itaporã, por meio da gerência Municipal de Saúde, iniciou nesta última semana a segunda fase da campanha Nacional de vacinação contra gripe. Os idosos e profissionais de saúde que ainda não foram vacinados devem procurar os postos de saúde do município.

Todos os públicos de as etapas já podem procurar as unidades de saúde do município para se vacinar. Caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, além de trabalhadores portuários, se juntou ao grupo prioritário da segunda fase da campanha, formado por membros das forças de segurança e salvamento pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sobre medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A segunda fase da campanha segue até o dia 8 de maio.

A coordenadora de vacinação de Itaporã, Luciany Casadia, explicou que neste ano o Ministério da Saúde mudou o início da campanha contra influenza, de abril para o mês de março justamente para proteger de forma antecipada os grupos prioritários contra o vírus mais comuns da gripe. Essa mudança no calendário de vacinação se deve a circulação do coronavirus no país. 'Temos seguido as orientações do Ministério da Saúde, buscando estratégias para diminuir concentração de pessoas em especial nos serviços de saúde. Esta vacina não protege contra o vírus porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de Saúde na exclusão do diagnóstico da gripe já que os sintomas são parecidos, o que auxilia na exclusão de diagnósticos e, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviço de saúde", esclareceu.

Para o gerente de saúde Wilson Dias, é importante que Itaporã tenha conseguido vacinar a maioria dos seus idosos e trabalhadores de Saúde, antes chegada do frio, época mais seca que pode ser propícia para resfriados, já que essa aplicação diminui a incidências de casos graves de influenza, "o trabalho conjunto dos profissionais da Saúde de Itaporã fez com que conseguimos atender número alto de idosos em tempo recorde com a segurança necessária em tempo de coronavirus. O balanço positivo é resultado desse esforço das equipes", comentou gerente de saúde.

A Campanha continua até o dia 22 de maio. No dia 09 de maio será realizado o Dia D da mobilização, com finalidade de intensificar a imunização, cujo objetivo é atingir 1.041.080 mil sul-mato-grossenses.

A terceira etapa da vacinação será de 9 de maio até 22 de maio e serão vacinadas Professores das escolas públicas e privadas, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, adultos entre 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência. Pessoas com deficiência (deficiência auditiva deficiência visual deficiência intelectual e mental, deficiência múltipla)