Meteorologia

CEMTEC/MS: Previsão do tempo de 18 a 22 de fevereiro de 2019

BOLETIM SEMANAL DE PREVISÃO DO TEMPO



CEMTEC/MS: Previsão do tempo de 18 a 22 de fevereiro de 2019



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Situação atual: Na imagem de satélite das 15h15 (Hora oficial MS) do dia 18/02, notase nebulosidade no Atlântico Equatorial, AP, PA e MA associada à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). A nebulosidade sobre o interior Nordeste brasileiro está associada a um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Entre as Regiões Norte e Centro-Oeste a nebulosidade é favorecida pelo padrão de escoamento em altitude e pela termodinâmica.

A nebulosidade baixa presente no norte do ES e sul da BA está associada à atuação da alta pós-frontal. O deslocamento de um cavado em médios e altos níveis contribui para a nebulosidade entre MG, SP, RJ e o sul do ES. A nebulosidade na Região Sul do Brasil está associada à presença do ar frio em superfície (CPTEC/INPE).

Terça (19/02): Durante a terça-feira (19.02) a previsão é de céu parcialmente nublado a nublado com possibilidade para pancadas de chuvas em todas as áreas de Mato Grosso do Sul. A possibilidade para chuva forte em pontos isolados das regiões sudeste e noroeste do Estado. A umidade relativa do ar no Estado poderá variar entre 40 % a 95 % e as temperaturas possuem estimativas de variação entre de 19 °C a 33 °C.

Quarta (20/02): As instabilidades poderão aumentar em Mato Grosso do Sul durante a quarta-feira (20.02) de forma a deixar o céu nublado e com expectativa para pancadas de chuva em grande parte do Estado. Região sudoeste poderá ter céu parcialmente nublado com pancadas de chuvas isoladas a partir da tarde. A umidade relativa do ar no Estado poderá variar entre 40 % a 95 % e as temperaturas possuem estimativas de variação entre de 18 °C a 34 °C.

Quinta (21/02): Ao longo da quinta-feira (21.02) seguem as condições de céu parcialmente nublado a nublado em todo o Estado e com possibilidade para pancadas de chuvas acompanhadas de trovoadas isoladas. A umidade relativa do ar no Estado poderá variar entre 35 % a 95 % e as temperaturas possuem estimativas de variação entre de 20 °C a 36 °C.

Sexta (22/02): A sexta-feira (22.02) sem grandes mudanças no tempo em Mato Grosso do Sul. Seguirão as condições de céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuvas isoladas e todas as áreas. Regiões sudoeste e sul poderão ter céu parcialmente nublado com pancadas de chuvas isoladas a partir da tarde. A umidade relativa do ar no Estado poderá variar entre 50 % a 100 % e as temperaturas possuem estimativas de variação entre de 20 °C a 35 °C. Elaboração:

 

CEMTEC-Semagro / Fonte: INMET