Saúde

Afrouxar isolamento pode trazer tragédia para MS, alerta secretário de Saúde sobre coronavírus

Geraldo Resende afirmou que alguns 'insistem em não enxergar crescimento exponencial'



Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende. (Marcos Ermínio, Midiamax)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende afirmou neste sábado (18) que afrouxar o isolamento social pode trazer uma tragédia para Mato Grosso do Sul. No boletim divulgado pela secretaria, já somam 161 os casos de coronavírus no Estado, com 5 mortes. 20 municípios tem registros da doença e 22 pessoas estão internadas por conta da Covid-19.

“Nossa recomendação persiste pelo isolamento social. O afrouxamento deste regramento pode fazer com que tenhamos uma tragédia na capital e no interior. O número de novos casos anunciados hoje mostra o crescimento exponencial que alguns insistem em não enxergar”, criticou.

Resende disse ainda que o controle sobre o vírus passou a ser relativo no Estado por causa do afrouxamento do comércio. “O afrouxamento das medidas tomadas inicialmente por Campo Grande e outras cidades no estado é que nos levou a ter controle relativo da Covid-19. Daqui a 15 ou 30 dias veremos o resultado de tal medida”, reclamou.

Isolamento social

Ainda sem uma vacina ou cura por remédio comprovada, o coronavírus está sendo combatido ao redor do mundo com a prática do isolamento social ou quarentena. Infectologistas afirmam que esse é o modo mais eficaz para conter a expansão descontrolada da pandemia e não sobrecarregar as UTIs, algo que está em andamento no Amazonas e no Ceará, por exemplo.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) ressalta que as medidas de isolamento não podem ser substituídas por nada e que as máscaras não substituem a quarentena.

“Existem coisas que precisam ser feitas. Você não pode substituir a quarentena por nada. Você precisa substituir a quarentena por uma comunidade muito profundamente educada, comprometida, engajada e empoderada. Nós precisaremos mudar nosso comportamento pelo futuro previsível”, explicou a OMS.