Saúde

Drive-thru já agendou cerca de 300 exames e atendimento pode ser feito também por quem não tem carro

A equipe é formada por 12 profissionais de saúde, e a viatura precisou se deslocar para atendimento local por 9 vezes nessa primeira semana de funcionamento





Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Duas iniciativas do Governo de MS têm servido efetivamente para o combate ao coronavírus no Estado. O drive-thru, por exemplo, contabiliza na primeira semana de atuação cerca de 300 exames agendados no Quartel Central do Corpo de Bombeiros, na Capital.

Apesar do nome, mesmo quem não possui automóvel pode realizar o atendimento pelo mesmo sistema, sendo encaminhado para duas unidades de saúde: a UPA da Coronel Antonino e o Centro Regional de Saúde do Cophavilla II.

Para evitar congestionamentos na linha, o tenente-coronel Fernando Carminati, chefe da Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros, explica que nem todos os casos são elegíveis para a realização do exame, apenas os que apresentam sintomas gripais. “Muitas pessoas nos ligam sem os sintomas, sem necessidade e isso pode prejudicar o contato de quem realmente precisa. Isso pode congestionar nosso serviço telefônico”.

O Drive-Thru Coronavírus funcionará da seguinte maneira: o cidadão entra em contato pelo Disk Covid (67 3311 6262), relata os sintomas à equipe de saúde que preenche um formulário interno; caso a pessoa apresente algum tipo de sintomas gripais, como febre, coriza, dor na garganta, entre outros, é agendada uma consulta no Batalhão Central do Corpo de Bombeiros, localizado na rua 14 de julho, entre as ruas 26 de Agosto e 07 de setembro.

A consulta é agendada via telefone e confirmada por um SMS, mensagem por celular, com a data, o horário e o local. Ao chegar no dia do exame, após as confirmações dos dados, é realizada a coleta RT PCR, por biologia molecular, dentro do próprio automóvel, sem a presença de acompanhante (quando assim possível, desconsiderando os casos de crianças e idosos) e levando cerca de 05  minutos, ou seja, de forma rápida, organizada e segura.

O exame é encaminhado ao Laboratório da UFMS ou ao Laboratório Central (Lacen), o resultado leva de 24h a 48h no máximo e é encaminhado por SMS ao paciente, que também é acionado pela equipe médica responsável do Disk Covid. O cidadão também poderá consultar o resultado do exame no site da Secretaria de Estado de Saúde – www.saude.ms.gov.br.

Disk Covid

Implantado no dia 24 de março, o Disque Dúvidas Coronavírus já atendeu mais de 4,8 mil chamadas telefônicas de todo o Estado. A maior parte das ligações é referente a dúvidas sobre os sintomas. A equipe é formada por 12 profissionais de saúde, e a viatura precisou se deslocar para atendimento local por 9 vezes nessa primeira semana de funcionamento.