Concurso

UFMS dará parecer técnico sobre prova que reprovou 99% em concurso

A universidade e o Ministério Público têm convênio de cooperação técnica e científica



Prova do concurso para professor terá parecer técnico da UFMS. (Foto: Arquivo)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) fará parecer técnico sobre a prova do concurso para professores da rede estadual de ensino, que reprovou 99% dos inscritos na primeira fase. A solicitação partiu do promotor Marcos Alex Vera de Oliveira, da 30ª Promotoria do Patrimônio Público de Campo Grande, que recebeu 257 reclamações em dois dias.

As duas instituições têm convênio de cooperação técnica e científica. A universidade solicitou que os nomes dos integrantes da equipe técnica sejam mantidos em sigilo.

O MP/MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) quer saber se o conteúdo das provas é compatível com o conteúdo programático exigido pelo edital da SAD (Secretaria de Administração e Desburocratização), se a forma como foram elaboradas e estão dispostas as questões impede a compreensão do conteúdo e a sua resolução, se existe defeito ou falha de impressão nos cadernos de prova que comprometam o entendimento e a resolução das questões, e se existe defeito ou falha de impressão no gabarito que comprometam o seu preenchimento. O procedimento para apurar eventuais irregularidades foi aberto em 19 de dezembro do ano passado, três dias depois da realização da prova. O concurso ofertava mil vagas para professor e teve 14.370 candidatos.

Em 30 de janeiro deste ano, foi publicado o resultado com apenas 73 aprovados. O governo aponta que não houve irregularidade e prosseguiu em fevereiro com 75 candidatos, mais dois foram aprovados após o período de recurso. As demais vagas devem ser preenchidas com lançamento de novo edital.

Neste mês, a Funrio (Fundação de Apoio, Pesquisa e Assistência do Rio de Janeiro) divulgou a lista de aprovados na segunda fase, que corresponde à prova discursiva. Foram 73 aprovados. A reportagem questionou a SAD sobre o número de aprovados e as próximas fases, mas não recebeu resposta até a publicação da matéria.