Política e Transparência

Com máscaras, vereadores de Dourados retomam sessões nesta segunda-feira

Pauta do dia será definida um pouco antes do início da sessão



Público não terá acesso ao plenário. (Foto: Marcos Morandi)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Com nova configuração após nove troca de legendas durante a janela partidária, a Câmara de Vereadores de Dourados retoma nesta segunda-feira (13) as realizações das sessões ordinárias. Em virtude da pandemia, o acesso ao público não será permitido e os vereadores terão que usar máscaras.

Segundo a programação, às 17h30, os vereadores participarão da reunião pré-pauta e a partir das 18h30, haverá a sessão com transmissão ao vivo pelo canal no YouTube. Dentre as medidas preventivas ao coronavírus estão a redução do número de servidores que trabalharão durante expediente e o uso obrigatório de máscaras.

Conforme o presidente da Casa, vereador Alan Guedes (Progressistas) a Procuradoria Jurídica apresentou à mesa diretora minuta de projeto de resolução para incluir a possibilidade da realização das sessões na modalidade online, pois não há essa previsão no Regimento Interno.

“Estamos tomando todas as medidas de precaução e prevenção, como a obrigatoriedade da utilização de máscaras por todos os colaboradores, a disponibilização de álcool em gel, a mudança das cadeiras dos parlamentares em uma distância mínima de dois metros e, durante o uso da tribuna, será feita a higienização dos microfones”, informou.

Medidas

No dia 16 de março, o Poder Legislativo douradense publicou a Portaria nº 044/2020, que tratava sobre as medidas preventivas para evitar a propagação da Covid-19, conforme recomendação do Ministério da Saúde, e no dia 23 de março, a partir de Decreto Legislativo, a Mesa Diretora considerou necessária a suspensão do atendimento ao público externo e as atividades das sessões plenárias, das reuniões da Mesa Diretora, das comissões e as de rotinas internas, visto que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o estado de pandemia devido ao alto grau de contágio do vírus.