Geral

Drive-thru de testes para coronavírus começa agendamento nesta sexta-feira em MS

Serão 100 testes por dia a partir de segunda-feira (13)



(Divulgação | SES-MS)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Os agendamentos para o sistema drive-trhu de testes para o coronavírus começam a partir de desta sexta-feira (10), em Mato Grosso do Sul. O serviço é uma parceria entre a SES-MS (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul), Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e Corpo de Bombeiros e visa agilidade no diagnóstico e a segurança da população. Serão realizados 100 testes por dia a partir da próxima segunda-feira (13).

Para agendar o atendimento, o cidadão deve entrar em contato pelo Disk Covid (67) 3311-6262. Por telefone ele relatará os sintomas à equipe de saúde que preencherá um formulário interno.

Caso a pessoa tenha algum dos sintomas gripais como febre, coriza, dor na garganta, entre outros, a equipe agendará uma consulta no Batalhão Central do Corpo de Bombeiros, que fica entre na rua 14 de Julho com a 26 de março. Após agendado por telefone o atendimento será confirmado por uma mensagem no celular do paciente indicando a data, o horário e o local.

No dia do exame, a equipe realizará a coleta dentro do carro do paciente, que se possível não deve estar com acompanhante, levando no máximo 20 minutos.

O material coletado será encaminhado para o Lacen (Laboratório Central) ou para o Laboratório da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e o resultado sairá entre 24h e 48h e sendo encaminhado via mensagem para o paciente que será acionado também pela equipe médica do Disk Covid. Além disso o resultado do exame também pode ser consultado no site da SES.

De acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Resende, serão realizados 100 testes por dia e as coletas começam já na próxima segunda-feira (13) em Campo Grande. “Fizemos a aquisição de 5 mil testes de biologia molecular e estamos aguardando a remessa de 3 mil testes encaminhado pelo Ministério da Saúde, que devem chegar nos próximos dias, ou seja, totalizam 8 mil testes RT PCR', afirmou Resende.

A SES ressalta que pessoas  que não tiverem carro e utilizarem outros meios de transporte ou forem à consulta a pé, serão atendidas pela equipe de forma segura e rápida.