Ciências

Superlua Rosa, a maior de 2020, estará no ápice nesta quarta-feira

Fenômeno entrou no ápice na última terça-feria (7) e se estende até quinta (9)



O surgimento na flox marca a chegada da primavera nos EUA (Reprodução)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O fenômeno natural da Superlua Rosa está acontecendo desde a última terça-feira (7), mas nesta quarta (8) em especial alcança o ápice, quando a lua estará cheia em sua totalidade. Para observar a maior superlua de 2020, basta olhar para o leste desde o pôr do Sol e estará em sua plenitude, nascendo às 18h55.

A previsão do tempo para Campo Grande é de tempo predominantemente aberto e com 0 precipitação, mas você pode conferir a superlua de abril via live streaming agora, no YouTube.

Apesar de ser chamada de “Super Pink Moon' (Superlua Rosa em tradução livre) nos EUA, ela não tem uma cor diferente. O nome foi dado por conta de uma planta selvagem dos EUA, a Phlox Subulata, que tem flores róseas e floresce nesta época do ano.

O ideal é para observar o fenômeno é estar em um ponto alto da cidade, ou em um local com uma visão livre do horizonte, já que o contraste com prédios, montanhas e árvores à frente faz a lua parecer muito maior do que de costume. Nada te impede de observar a superlua quanto ela estiver alta no céu, mas o efeito será menos impressionante.

Segundo o astrólogo Richard Nolle, que cunhou o termo em 1979, uma “superlua' é qualquer lua cheia que ocorre enquanto a Lua está a 90% ou mais de sua maior aproximação da Terra, o chamado Perigeu. Isso faz com que ela pareça até 15% maior e 30% mais brilhante do que o de costume.

O perigeu acontece regularmente a cada 28 dias. Entretanto, a ocorrência da Lua cheia no momento exato é mais rara. Em 2020 ela já ocorreu duas vezes, em 9 de fevereiro e 9 de março, e ocorrerá também em 8 de abril e 7 de maio.

Depois disso, os eventos começam a se distanciar. Em junho, por exemplo, a Lua estará no perigeu no dia 3, mas só estará cheia no dia 5, quando já vai estar fora da posição “ideal'. Portanto, não é considerada uma superlua. Grande, talvez, mas não Super. O evento só voltará a ocorrer em 27 de abril de 2021.