Geral

Covid-19: pouco mais da metade da população ficou em casa no fim de semana

A movimentação de pessoas fora do perímetro de 450 metros monitorado pela In Loco no sábado, é maior que o domingo.





Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Mesmo com apelo das autoridades para a população manter o distanciamento social como medida preventiva para o contágio pelo coronavírus, o monitoramento por geolocalização aponta que pouco mais da metade das pessoas permaneceram em suas residências no final de semana: a taxa média do Estado com base nos 79 municípios no sábado (4.4) foi de 56,7% e no domingo (5.4) de 64,3%.

A média do Estado reflete o comportamento da população nos municípios. A movimentação de pessoas fora do perímetro de 450 metros monitorado pela In Loco no sábado, é maior que o domingo.

Em Campo Grande os dados mostram taxa de isolamento social de 50% no sábado e 64% no domingo. No comparativo com o fim de semana anterior o percentual de domingo se repete, mas o de sábado apresenta uma queda de 7%, ou seja, a taxa de isolamento do dia 28 de março foi de 57%. Confira no gráfico o monitoramento da Capital referente as ultimas quatro semanas. 

Durante apresentação dos dados nesta segunda-feira (6.4) o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel destacou a importância de a população atender o pedido de distanciamento social. “É importante que a gente mantenha essa recomendação, dentro da possibilidade de cada um ficar em casa, que fique e que cuide de nossos idosos. Aquele que precisar sair e trabalhar, se organizar e fazer isso com o máximo de cuidado possível”, pontuou. 

Coronavírus em MS

O Estado já tem uma morte pela Covid-19, além de 66 casos confirmados, e outros 63 casos suspeitos em monitoramento, conforme boletim epidemiológico atualizado desta segunda-feira (6.4) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Os casos confirmados estão nos municípios de: Campo Grande (44), Dourados (6), Batayporã (5), Três Lagoas (3), Nova Andradina (3), Ponta Porã (1), Rio Verde de MT (1), Alcinópolis (1), Sidrolândia (1), e Chapadão do Sul (1). 

O monitoramento

A ferramenta será utilizada de maneira estratégica pelo Governo do Estado para direcionar ações de enfrentamento ao Coronavírus nos municípios com menos adesão ao isolamento.

A startup disponibilizado pela In Loco, permite que o governo mapeie a movimentação de pessoas dentro de regiões específicas, e identifique as localidades que estão cumprindo ou não os protocolos de distanciamento social. Os dados são cruzados com os dados da SES de casos notificados, suspeitos e confirmados, e irão contribuir para a tomada de decisões.

A tecnologia foi desenvolvida para respeitar a privacidade das pessoas. Isso significa que a empresa não consegue identificar diretamente os usuários dos smartphones mapeados. “A única informação coletada é a localidade do aparelho, por meio de sensores presentes nos smartphones, como Wi-Fi, Bluetooth, GPS, entre outros. Portanto, não temos acesso aos dados de identificação civil como nome, RG, CPF e endereço de e-mail, por exemplo”, explica o CEO da In Loco, André Ferraz.

O projeto direcionado ao combate do coronavírus, respeita não apenas a privacidade dos indivíduos, mas todos os aspectos legais previstos na Constituição Federal, Marco Civil da Internet, o Código de Defesa do Consumidor, o Código Civil e se enquadra na Lei Geral de Proteção de Dados que entrará em vigor em agosto de 2020.