COVID-19

“Temos quantitativo suficiente”, diz secretário de saúde sobre testes que detectam coronavírus

Exames são usados em todo o Brasil



Resultados destes testes demoram mais para sair, porém são mais precisos - Foto: Reprodução



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, afirmou na manhã de hoje (5), que Mato Grosso do Sul tem exames convencionais suficientes para usar. O teste usado para detectar a presença do vírus causador da Covid-19 é o  Proteína C-reativa (PCR). 

“Essa semana vamos verificar o quantitativo de exames que a gente comprou, principalmente os exames de PCR, que são os exames convencionais; Chegou uma leva do Ministério da Saúde de 396 exames, nós temos um quantitativo suficiente para fazer exames com as indicações que foram emanadas no Ministério da Saúde”, disse ele, em transmissão ao vivo pelo Facebook. 

Porém, esses testes precisam ser validados por meio de nota técnica. “Estamos aguardando que haja uma nota técnica do Ministério da Saúde ou uma nota técnica de todos os secretários de saúde [do Brasil]. Vamos nos reunir hoje à tarde, por videoconferência, para conversar sobre o uso dos teste rápido; os testes precisam ser validados, principalmente para uso nos  nos profissionais de saúde e segurança”, explicou Resende. 

Os testes de PCR, que são mais demorados e precisos, são usados em todo o Brasil para diagnóstico do coronavírus.