Dourados

Biólogo douradense fala sobre fabricação e cuidados com máscaras caseiras; veja vídeo

Para resolver o problema, ele indica o uso de TNT, material semelhante ao tecido, mas, por ter poros minúsculos, é eficiente em barrar os micro-organismos





Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Em falta no mercado, as máscaras de proteção individual também podem ser feitas de forma caseira. O Ministério da Saúde orientou a produção de modelos simples, de pano, para serem utilizadas no dia-a-dia pela população. 

Apesar da facilidade, a proteção contra o coronavírus (Covid19) utilizando estas máscaras caseiras só tem eficácia se o material usado na confecção realmente impedir a passagem dos micro-organismos.

O biólogo graduado na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Diones Fernandes de Oliveira, explica que as máscaras de proteção feitas de tecidos em casa também devem ter uma espécie de filtro de proteção.

“Como os vírus são partículas muitos pequenas, pode acontecer dos vírus atravessarem os poros do tecido no momento que puxamos o ar, consequentemente os vírus podem entrar em contato com as vias respiratórias levando assim a contaminação”, diz Oliveira. 

Para resolver o problema, ele indica o uso de TNT, material semelhante ao tecido, mas, por ter poros minúsculos, é eficiente em barrar os micro-organismos. 

Além deste material, o Ministério da Saúde recomenta a utilização tecido, tricoline, ou outros tipos tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. 

Lembrando que após usar a máscara individual, devemos lavar e por de molho no sabão por 30 minutos, enxaguar com água e pôr para secar de preferência ao sol. 

Segue vídeo do biólogo Diones mostrando os detalhes da máscara feita com TNT: