Campo Grande

Após decreto presidencial, prefeito libera reabertura de restaurantes e lotéricas

Marcos Trad disse ser contra medida, mas vai limitar funcionamento dos estabelecimentos





Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Uma semana depois de decretar situação de emergência em decorrência da pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, e colocar o município em quarentena, o prefeito de Campo Grande, Marcos Trad (PSD), liberou com restrições a reabertura de estabelecimentos comerciais. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (26) durante vídeo transmitido ao vivo pela rede social Facebook.

O gestor do município disse que restaurantes e casas lotéricas podem abrir a partir desta sexta-feira (26), mas devem respeitar rigidamente as regras para funcionamento. “Não vão abrir sem regras. O primeiro valor é a vida, depois a economia. Dá para conciliar os dois”, disse Trad.

O prefeito ainda reforçou que a atitude veio após pressão.  “Não sou a favor de abrir nada disso, mas como o presidente mandou, eu estou disciplinando”, afirmou Trad, em referência ao presidente da República, Jair Bolsonaro, que autorizou a reabertura desses estabelecimentos.

Entre as condições impostas, os restaurantes podem abrir com limite de 30% de lotação, a higienização será obrigatória na abertura e fechamento do estabelecimento, a máquina de cartão também deve ser higienizada e  a distância entre as mesas deve ser de 2 metros. Além disso os funcionários devem usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), sendo máscara e luvas itens obrigatórios, além de medir a temperatura dos clientes, já que quem estiver com febre não poderá entrar. “Fiscalizações surpresa vão ocorrer”, frisou o prefeito da Capital.

As lotéricas vão funcionar também com regras rígidas, com o horário de funcionamento limitado das 9h às 17h. Os locais deve ser higienizados e os clientes deverão manter distância de 1,5 m com demarcação no piso. Trad ainda reforçou a necessidade de ter álcool em gel, que se não estiver disponível, não autoriza a reabertura. “Vamos fiscalizar e se não tiver, vamos cassar o alvará”, afirmou.

Quanto às indústrias, que devem abrir na segunda-feira (30), trabalhadores devem manter uma distância de 1,5m, com a disponibilidade de lavatórios para lavagem periódica das mãos. Equipamentos e espaços de trabalho também devem ser higienizados.  

As obras na construção civil têm as mesmas regras aplicadas às indústrias, ficando limitada a circulação de apenas 20 trabalhadores.

Por fim, igrejas ficam limitadas a realizar apenas duas reuniões ao dia, entre 6h e 19h30, respeitando o limite máximo de lotação de uma pessoa a cada 10m2. Fiéis devem permanecer distante 1,5m um do outro, além de higienizar as mãos periodicamente. Também fica proibida entrada de pessoas que apresentarem febre.

EXPECTATIVA

Mais cedo, o titular da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul (Segov), Eduardo Riedel, antecipou em entrevista ao SBT MS que Trad liberaria obras na Capital. “Isso também retoma em parte a movimentação econômica. A gente tem que respeitar todas as medidas técnicas para resguardar a nossa população da pandemia, é um fato que não vamos abrir mão. Mas o olho na economia e o plano de investimento continua”, declarou o secretário.

Após essa entrevista, a Associação dos Construtores de Mato Grosso do Sul (Acomasul) divulgou nota informando que aguardava “com ansiedade o decreto que possibilita a retomada das pequenas obras”.

“Nós entendemos a necessidade de isolamento conforme preconizam as autoridades em saúde em relação à Covid-19. Porém, também temos a convicção de que o prefeito está agindo de maneira ponderada - como grande administrador que é - ao liberar os canteiros de obras porque o setor não pode ficar parado por muitos dias”, avalia o presidente da Acomasul, Adão Castilho.

HISTÓRICO

Na última quarta-feira (18), Trad decretou situação de emergência, determinou a suspensão do atendimento ao público nas repartições públicas, fechou parques e praças e recomendou que estabelecimentos comerciantes - exceto serviços essenciais, como supermercados e farmácias - fechassem as portas por 15 dias.

Já no sábado (21), decretou toque de recolher, proibindo a circulação de pessoas entre 22h e 5h, exceto aquelas que pretendem acessar ou trabalham em serviços essenciais, como saúde e segurança pública. A partir de hoje, a restrição foi ampliada, indo das 20h às 5h.