Política e Transparência

Bolsa Família não sofrerá corte durante pandemia, afirma ministro do STF

Ministro atendeu a um pedido liminar feito por governadores de estados do país



Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio (Foto: Carlos Alves/Agência Brasil)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio divulgou nesta segunda-feira (23), que decidiu que o Governo Federal não pode fazer cortes de recursos no Programa Bolsa Família durante o período de calamidade pública no país devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A decisão do ministro foi assinada na sexta-feira (20).

Conforme a Agência Brasil, o ministro atendeu o pedido de liminar feito pelos governadores do nordeste do paós, que alegaram suposta diminuição na concessão do benefício. Na decisão, o Marco Aurélio determinou que a União preste informações sobre a liberação do benefício.

O Ministério da Cidadania, pasta responsável pela gestão do programa, informou que suspendeu, por 120 dias, bloqueios, suspensões e cancelamentos dos benefícios para verificação de eventuais irregularidades.

“Com a inserção de mais 1,2 milhão de famílias, teremos cerca de 14 milhões de famílias beneficiadas, o maior número da história do programa”, destacou o ministro Onyx Lorenzoni, em nota divulgada pela pasta.

Atualmente, o programa paga de R$ 89 a R$ 205 por mês às famílias de baixa renda cadastradas.