Meteorologia

Início de inverno será seco com calor de 33°CC em Mato Grosso do Sul, aponta Cemtec

Manhãs e noite mais amenas serão registradas nos primeiros dias da estação de inverno



(Foto: Reprodução/Cemtec)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Início de manhã e noite mais amenas e ‘calorão’ durante o decorrer do dia são esperados para os primeiros dias do inverno. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o início da estação será marcado pelo clima quente e seco, sem previsão de chuvas em Mato Grosso do Sul.

Nos próximos sete dias também não deve ter registro de queda significativa da temperatura no Estado. É esperado uma nova frente fria apenas no fim do mês de junho, entre os dias 29 e 1° de julho, onde os termômetros marcam de 5 a 10°C, principalmente na região centro-sul do Estado.

Entre esta terça (21) e quinta-feira (23), o calor predomina em todas as regiões do MS, com tempo estável, sol e poucas nuvens no céu. Durante esta semana, as temperaturas estarão em gradativa elevação. Nestes dias, são esperadas mínimas entre 16 a 18°C nas regiões do Cone-sul e sul-fronteira e máximas de até 33ºC nas regiões do Pantanal e Norte.

Previsão de Inverno 2022

Seca no inverno

Em Campo Grande é esperado mínimas de 18 a 19ºC e máximas que podem chegar até os 30ºC. Além das temperaturas mais amenas durante a noite e ao amanhecer, características típicas no inverno. A umidade relativa do ar estará em alerta, abaixo dos valores ideais para saúde, variando de 25 a 40%, devido à atuação de massas de ar seco. De forma geral, os ventos sopram do quadrante norte.

"Na estação seca, são observados baixos índices de umidade relativa do ar, que por consequência, favorecem condições propícias para o aumento de incêndios florestais impactando em perdas de biodiversidade, perdas de qualidade do solo, problemas de saúde, alterações nos regimes de chuvas, entre outras consequências", detalha o monitoramento.

No prognóstico aponta que a média climatológica para o trimestre de julho a setembro mostra que as chuvas variam entre 50 a 300 mm, em grande parte do estado do Mato Grosso do Sul. Já nas regiões do Bolsão (Paranaíba) e Pantanal (Corumbá) as chuvas variam entre 50 a 100mm e na região do Cone-Sul (Mundo Novo, Iguatemi, Eldorado) entre 200 a 300 mm.

Inverno de seca
Prognóstico de Inverno do Cemtec

"De acordo com os modelos climáticos, a previsão mostra uma tendência de que as chuvas ficarão entre 40 a 50% abaixo da média climatológica durante o próximo trimestre. A previsão indica continuidade da La Ninã (52%) no trimestre e, provavelmente, irá influenciar nas condições do tempo no inverno. Além disso, a continuidade da La Niña durante o inverno pode favorecer um inverno mais rigoroso do que o normal, com a incursão mais frequente de massas de ar frias".